Ensaio de fertilizantes foliares Wiser

Captura massal como estratégia para supressão populacional Anastrepha frateculus na cultura da videira

Objetivos

Avaliar aplicações de foliares de Boro, Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganês, Nitrogênio, Potássio, Zinco e extratos de algas na cultura da videira como complemento de nutrição para melhoria na produção, produtividade e qualidade de uvas.

IMPORTANTES COLOCAÇÕES DO AGRÔNOMO E DO PRODUTOR JOEL PANIZZON:

PRODUTIVIDADE (Kg/há – TABELA 06): A DIFERENÇA DE PRODUTIVIDADE ENTRE A ÁREA TRATADA WISER (P7W) E A ÁREA NÃO TRATADA (P7T) FOI MUITO SIGNIFICATIVA (28,6% A MAIS DE PRODUÇÃO, EM RELAÇÃO A TESTEMUNHA). MAS ISSO (SEGUNDO O PRODUTOR E O ENG. AGRÔNOMO), JÁ FICOU CLARAMENTE EVIDENCIADO, DESDE AS PRIMEIRAS SEMANAS LOGO APÓS A APLICAÇÃO DOS PRODUTOS WISER. SEGUNDO O PRODUTOR, A COLORAÇÃO DAS FOLHAS E O VIGOR DAS PLANTAS NA ÁREA TRATADA ESTAVA MUITO SUPERIOR A ÁREA NÃO TRATADA. TAMBÉM, OUVE UM GRANDE PERÍODO DE ESTIAGEM (SECA) ENTRE OS MESES DE NOVEMBRO DE 2020 E O INÍCIO DE JANEIRO DE 2021, E FICOU MUITO CLARO O EFEITO DOS AMINOÁCIDOS WISER EM MINIMIZAR O ESTRESSE HÍDRICO NA ÁREA TRATADA, EM RELAÇÃO A TESTEMUNHA;

A “MENOR” PRODUTIVIDADE OCORRIDA NA PARCELA TRATADA WISER (P3W) EM RELAÇÃO A PARCELA TESTEMUNHA (P3T), SEGUNDO O PRÓPRIO ENG. AGRÔNOMO DA NOVA ALIANÇA, FICOU PREOJUDICADA, POIS O TAMANHO DA PARCELA TESTEMUNHA (P3T) ERA MUITO INFERIOR AO DA PARCELA TRATADA (P3W), PREJUDICANDO UMA AVALIAÇÃO JUSTA. ALÉM DO MAIS, PRATICAMENTE NÃO TEVE UMA “BORDADURA” NA TESTEMUNHA, E CERTAMENTE OCORREU UM POUCO DE DERIVA DA ÁERA TRATADA PARA A TESTEMUNHA, O QUE PODE JUSTIFICAR ESSA MAIOR PRODUTIVIDADE DA TESTEMUNHA.

SEGUNDO O ENG. AGRÔNONO LEONARDO REFFATTI, EM TODAS AS DEMAIS ÁREAS TRATADAS COM A LINHA WISER (P1; P2; P4; P5; P6; P8 e P9), MESMO NÃO HAVENDO UMA PARCELA TESTEMUNHA PARA COMPROVAÇÃO, TAMBÉM OUVE UM GRANDE INCREMENTO DE PRODUTIVIDADE, PERANTE AO HISTÓRICO DE PRODUÇÃO DESSAS PARCELAS NA MESMA ÁREA, NOS ÚLTIMOS ANOS. NA PARCELA P1 (VARIEDADE BORDÔ) SEGUNDO O PRODUTOR, A MÉDIA HISTÓRICA DE GRAUS BRIX É 12,5° BRIX. E NESSA SAFRA, ELE CONSEGUIU EM ALGUMAS CARGAS, VALORES ENTRE 13,5 ATÉ 14° BRIX (DADOS APENAS COMENTADOS NA REÚNIÃO, TABULADOS NO SISTEMA DA NOVA ALIANÇA, MAS NÃO ESCRITOS NESSE TRABALHO).

GRAUS BABO (AÇÚCARES SOLÚVEIS): EMBORA AS 3 APLICAÇÕES DE AMINOQUELANT K Low pH NAS PARCELAS P3W e P7W NÃO TEREM INFLUENCIADO NUM MAIOR ACÚMULO DE AÇÚCARES EM RELAÇÃO A TESTEMUNHA, SEGUNDO O PRODUTOR E O ENG. AGRÔNOMO DA NOVA ALIANÇA, PROVÁVELMENTE DEVEU-SE A MAIOR CARGA DE UVAS (MAIOR PRODUTIVIDADE), E PRINCIPALMENTE, AS CONSTANTES CHUVAS QUE OCORRERAM NA SEMANA DA COLHEITA, O QUE ACABA “DILUINDO” BASTANTE OS AÇÚCARES DO MOSTO DAS UVAS.